sexta-feira, 27 de maio de 2011

Falando dos sabores da Espanha

Amigos!
Vamos falar um pouquinho dos sabores da Espanha, a moda la são os famosos "TAPAS" em qualquer lugar onde você vá eles estão la, ou seja pequenas porcões das mais variadas acompanhadas de pão. O pão é claro , preparado de uma forma original uma espécie de brusqueta a la Espanhola, ou seja um puré de tomates frescos sobre o pão regado com azeite  e mais nada. fica simples porem delicioso, com isso acompanha-se tudo que for servido, camarões, presunto cru , linguiça refogada ( muito comum como prato de entrada), morçilha, até a uma simples salada! o segredo é o sabor que se diferencia muito aos nossos embutidos. Mas o que mais me encantou foi uma deliciosa sopa "Castelhana" tradicional na Espanha  uma Sopa de alho, você deve estar pensando " enlouqueceu coitada " rss.. mas garanto,é simplesmente maravilhosa! e é claro que eu fui perguntar a propietaria como se fazia e ela muito simpática me ensinou, não tem segredo,  facil , simples e saborosa , lembra um pouco a nossa sopa de cebola,  e com o friozinho chegando  essa é a época ideal para faze-la ! Vamos la?

Ingredientes:

toucinho 400 g cortadas em cubos, 3 pimentões vermelhos, 6 dentes de alho inteiros. rodelas de pão amanhecido, fatias de presunto cru ( de preferência o espanhol)  2 litros de caldo de carne (pode ser de tubinhos)
Modo de preparo

refogar o alho , o pimentão vermelho e o toucinho em um panela funda por uns 5 minutos , não deixar queimar o alho. juntar quase todo o caldo (reservar o resto) e deixar ferver ate que o pimentão se desmanche um pouco, o caldo devera ficar avermelhado.
em vasilinhas de sopa , forrar o fundo com pão molhar um pouco com o caldo reservado, forrar com 2 a3 tiras de presunto cru e regar com o caldo preparado não esquecer de colocar também o alho que foi preparado no caldo, por em forno quente por uns 20 minutos , você devera servir a sopa borbulhando.
experimentem ! fica maravilhoso! Ah! e nao esqueçam de completar com o um comprimidinho para o colesterol rss...mesmo assim vale a pena!
Essa sopa eu tomei em Salamanca uma cidade muito animada, cheia de universidades, o restaurante chama-se Valência perto da plaza Maior,  fundado 1958, totalmente familiar são  os propietarios os responsáveis pela cozinha , se quiserem dar uma espiada no site : http://www.restaurantevalencia.com/.
espero que apreciem!
bom appetit!


Nenhum comentário:

Postar um comentário